top of page

os nossos artistas

conhece melhor os artistas que fazem parte da CEA

música

unnamed.jpg

Bárbara Gabriel
piano

Bárbara Gabriel iniciou os seus estudos musicais em 2014 na Academia de Música de Castelo Paiva, local onde trabalhou com as professoras Carla Nogueira e Helena Lourosa. Atualmente, frequenta a Licenciatura em Música - vertente Piano, do Departamento de Música da Universidade do Minho, na classe do professor Luís Pipa. 

 

No seu percurso musical conta com participações em diferentes masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, concursos e estágios de orquestra/coro. Participou também em cursos diversos, destacando-se “How to turn ideas into graphic form” na inlingua Ingolstadt | language school, na Alemanha. 

A nível de ensino, desempenhou funções como professora na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Escola de Música da Banda Marcial de Bairros. Colabora com a Cooperativa de Ensino Artístico como professora de piano; professora de Atividades de Enriquecimento Curricular e artista/monitora no projeto de atividades de verão “IncluIR”.

Inês F.png

Inês Filipe
piano - formação musical - iniciação à música - música para bebés

Inês Filipe iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Orquestra Geração, na classe de contrabaixo do Professor Alexandre Storojouck. Aos 11 anos, ingressou na ESPROARTE - Escola Profissional de Artes de Mirandela, onde concluiu o ensino secundário em 2019, recebendo o prémio de mérito pelo seu desempenho académico. Em 2019, entrou na licenciatura em Ciências Musicais na Universidade do Minho, que finalizou em 2022, estando
atualmente a concluir o Mestrado em Ensino Especializado da Música área de ciências musicais e formação musical na mesma instituição. 

 

Como instrumentista, integrou orquestras e participou em masterclasses em vários países, incluindo França e Brasil, sob a direção de vários maestros como Ricardo Januário, Peter Askim, Ian Wierzba e Joshua dos Santos, além de solistas como Vasco Dantas Rocha, Sofia Escobar, Gilles Apap e Fumiaki Miura. 

 

Participou como oradora em eventos de destaque, como o TEDx Kids (2024), um ciclo de conferências financiado pela Fundação EDP, e foi comentadora dos concertos de Natal da Orquestra Académica da Universidade do Minho (2021). Em 2023, participou no congresso “Reimaginar nossos futuros juntos”, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, e publicou o artigo “Como as vivências durante o percurso no ensino profissional moldam o futuro do aluno” em parceria com a Universidade Católica. 

 

Atualmente, Inês é professora de piano, piano kids, formação musical e iniciação à música na Academia de Artes CEA e leciona formação musical na Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.

bd2a6180-c03d-4aeb-89e1-5663f4c6eb92.jpeg

Inês Silva
violino

Inês Silva iniciou os seus estudos em 2004 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (CMCGB), na classe de Violino do professor Joaquim Matos. 


Ingressou na Licenciatura em Música na Universidade do Minho e posteriormente no Mestrado em Ensino de Música, na Universidade do Minho. na classe dos professores Ilya Grubert e Eliot Lawson. 
No ano de 2006 ficou em 2º lugar ex-aequo no Concurso Internacional de Cordas Artur Fernandes Fão.
Realizou, como membro da orquestra, vários musicais apresentados no Theatro Circo em Braga. Participou, em 2014 e 2015, no “Sarau Barroco” integrado no projeto “Braga Barroca”.
A sua primeira participação como instrumentista convidada foi com a Orquestra Filarmónica de Braga no Theatro Circo, em 2014.


Foi convidada para fazer parte da Orquestra da Universidade do Minho nos seus diversos projetos e em 2018 foi membro da Orquestra Barroca de Braga, no âmbito do Festival de Órgão de Braga, com a violoncelista e maestrina Diana Vinagre. Toca regularmente com a Orquestra Filarmónica de Braga, foi convidada para tocar na Orquestra Sem Fronteiras, sob a direção de Martim Sousa Tavares e, noutro projeto com o violinista Pedro Lopes. Toca regularmente também na Orquestra Sinfonietta de Braga.


Teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Pedro Neves, Martin André, Joana Carneiro, Pedro Carneiro, Jean- Sebastien Béreau e Jean-Marc Burfin, Claude Villaret, José Maria Moreno, Hans Castelleyn, Vítor Matos, Ertug Korkmaz, Maximiano Zumalave, António Vitorino de Almeida, Gerardo Estrada e Martim Sousa Tavares. 
Participou em masterclasses de violino com professores como Wibert Aerts, Anton Martynov, Daniel Rubinstein, Luís Cunha, Sergey Arutyunyan, Vítor Vieira, Zofia Wóycicka, Marta Eufrásio, Roberto Valdés, Ana Pereira, Aníbal Lima, Carlos Damas


Em 2019 fez um recital, juntamente com a pianista Vera Fonte, no Salão Nobre do Museu dos Biscainhos.

c1d0e8bb-7b15-4bb9-b04f-3f74f7540e80.jpeg

João Bastos
piano

Nascido em Braga em 1996, João Manuel Vieira Alves Queirós Bastos iniciou os seus estudos de piano com a professora Fernanda Salema no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga com 6 anos de idade, vindo a concluir o 8º grau com a classificação de 20 valores.


Foi vencedor de diversos concursos nacionais, das edições de 2008 e 2009 do Conservatório de Braga e foi também nomeado para tocar a solo com a Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. 
Trabalhou e participou em masterclasses de piano e cursos de aperfeiçoamento com Luís Pipa, Ana Paula Carreira, Luísa Tender, Miguel Borges Coelho, Constantin Sandu, Luigi Tanganelli, Carlos Azevedo, Rosa Gondar, Payam Gul Susani, Alessandro Cervino, Pedro Burmester, Sérgio Coelho, John Thwaites, John Rink e Laura Di Paolo.
Em 2018 foi vencedor do Concurso Helena Sá e Costa, tendo-se apresentado a solo com a orquestra da ESMAE no III Festival Internacional do Algarve. 


Terminou a licenciatura no ano de 2017/2018 na classe do professor Miguel Borges Coelho com a classificação de 18 valores e atualmente frequenta o Mestrado de Ensino da Música, tendo frequentado também o Mestrado em Interpretação Artística (MIA) na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde estudou com Constantin Sandu.

bottom of page