CURSO DE FOTOGRAFIA_BANNER.png

O curso de Introdução à fotografia é transmitido pelo artista visual Rafael Ibarra e tem como principal objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos que aproximem o aluno á arte da fotografia. O curso deverá servir como um bom ponto de partida para conhecer as capacidades dos formandos e guiá-los para a aprendizagem da fotografia mais qualificada e profissional.

Este curso está dirigido ao público em geral interessado na arte da fotografia, com nenhum ou pouco conhecimento sobre fotografia, maior de 15 anos e que possua um telemóvel com câmara, uma câmara de fotografia digital ou mesmo uma câmara de fotografia analógica.

No final do curso os formandos deverão ser capazes de tirar boas fotografias tecnicamente, assim como, ter conhecimento nas temáticas que envolvem a disciplina de fotografia.

Janeiro a abril de 2021

20 Horas

Sábados das 15h30 às 17h00

Jovens e adultos com mais de 15 anos

Curso presencial

 

30€/mês

*a todas as atividades CEA acresce o valor de 20€ correspondente a inscrição e seguro anual obrigatório

 

Objetivos específicos

- Identificar os componentes técnicos e teóricos da câmara como luz, composição, diafragma, obturador e pixel e aplicá-los em várias práticas fotográficas.

- Conhecer o trabalho de dois fotógrafos profissionais em Portugal.

- Poder editar as suas próprias fotografias de forma digital e publicá-las nas redes sociais.

- Terminar o curso com um projeto fotográfico consistente, com os temas de interesse pessoal, para ser exposto numa galeria a definir posteriormente.

 

Temáticas

  1. Conhece-te a ti mesmo. Sessão introdutória. Apresentação do formador, portfólio e formandos. O que é uma boa foto? Diferença entre câmara, mão, olho e cérebro.

  2. Conhece a tua câmara. Introdução. O que é um pixel? Como funciona uma câmara digital? Obturador, diafragma e lentes.

  3. Concentra-te. Tirar muitas fotos, ver muitas exposições, conhecer muitos fotógrafos. Como podemos ser bons fotógrafos? Capacidade visual, imaginários visuais e poder criativo.

  4. Composição e regra dos terços . Aula teórico-prática sobre composição. Fotógrafo profissional convidado.

  5. Foco. Profundidade de campo. Aula teórico-prática fora das instalações.

  6. Trabalhar com a luz. Como chega a luz aos nossos olhos. Exposição e velocidades da exposição. Luz natural vs. luz artificial.

  7. Seleciona uma foto Curadoria das fotos. Imaginar o impossível.

  8. Edita uma foto. Ps express. Apps de edição de fotografia digital.

  9. Publica uma foto. Redes sociais, concursos, bienais, exposições virtuais.

  10. Imprime uma foto. Preparação pré-impressão.

  11. Sermos felizes com as nossas fotos.  Sessão de encerramento do curso.

  12. Sessão de apresentação dos trabalhos fotográficos finais.

Rafael%20Ibarra%201_edited.jpg

Artista Visual

RAFAEL IBARRA

Mestre em Artes Visuais, a sua obra é ampla e trabalha em meios diversos como pintura, gravura, design, arte sonora, fotografia e vídeo.

 

Como artista já participou em exposições coletivas e individuais nos Estados Unidos, México, Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal entre as quais se destacam a XXI Bienal de Cerveira 2020 (Premio de adquisição) e XVIII Bienal de Cerveira 2016, V Bienal de Arte Universitário UAMEX, 8ª e 9ª Bienal de Arte Jovem de Vila Verde (Menção Honrosa), Bienal de Arcos de Valdevez d´art-VEZ, Festival CODEC/Festival de Vídeo e Criações Sonoras (Mx), Feira Independente TIAF London, Festival Cel-AV/konvent.0 no Centro de Arte Contemporâneo da Catalunha; Festival Stranglussen de vídeo e performance em Florianopolis; Brasil, Festival Guimarães Noc Noc; Festival de Improvisação Labimpro (Mx), Museu de Arte Contemporâneo La Tallera (Mx), Feira do livro do Palácio de Mineria (Mx); Feira do livro de Guadalajara, México; Centro Cultural Espanha, Festival Enclave 2017, Museu da Cidade de Cuernavaca, 3er Encontro de exploração e arte Sonora UNAM,  Galeria Emergentes DST, Braga; Galeria Metamorfose, Porto; Galeria Espaço Oculto, Madrid; Gneration em Braga,  entre outros.

Diretor artístico do projeto Sete Palavras. Correspondências Artísticas México-Portugal da Universidade Autónoma de México e a Câmara Municipal de Braga.

 

Diretor do projeto de arte sonora Proyecto Altazor que se tem presentado em mais de trinta festivais de música eletrónica contemporânea. Diretor artístico dos festivais Semana de México Jovem Braga 2016 e 1º Intercambio Cultural Portugal/México 2015. Colaborador da Bienal Internacional de Arte Jovem e Bienal na Escola de Vila Verde e coordenador de arte em Portugal para a Rede Global Mx Capítulo Portugal.

Trabalha com a CEA desde 2019.