FORMAÇÃO MUSICAL

A formação musical é uma disciplina essencial no nosso percurso musical. É com esta disciplina que exploramos a linguagem com que se escrevem e lêem os ritmos e os sons, a base teórico-prática que fundamenta a música. O seu papel fundamental, proporciona aos alunos uma progressiva e importante autonomia, e uma base para quem estuda um instrumento ou canta.

Esta disciplina não escolhe idades. Todo o conjunto de aprendizes que se insere no mundo da música, deve conhecer o seu valor, pois o grande objetivo é o seu ensinamento, que nos permite ler partituras, explorar cada detalhe da obra tocada em questão (ritmos, notas, expressividade, dinâmica,…). É na formação musical, principalmente, que se desenvolve a coordenação, audição, memorização, concentração e motricidade – tudo o que nos permite executar um instrumento.

Para todas as idades

Turma iniciantes

Turma avançados

20€/mês

*a todas as atividades CEA acresce o valor de 20€ correspondente à inscrição e seguro anual obrigatório

Inscrições abertas!

Federica%20Miranda_edited.jpg

FEDERICA MIRANDA

Cantora - Pianista - Professora de música

Federica Miranda iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade no Conservatório de Música de Braga. O seu primeiro instrumento foi o Piano, tendo completado o 5º grau. No âmbito do piano, participou em várias Masterclasses, assim como concursos, obtendo, por exemplo, o 3º lugar no Concurso Interno do Conservatório de Braga.

 

Concluiu o curso de Formação Musical no ensino Secundário, acabando o Conservatório com média final de 19 valores, obtendo assim vários Prémios de Mérito Académico.

 

Completou a Licenciatura em Canto Lírico pelo ESMAE, Universidade do Porto, em 2019.

 

Participou em várias produções musicais como, "The Little Princess", "Theatro - um ensaio geral" (estreia nacional), "Cosí fan Tutti", "1755 seguido de O Tio Mário Vai ao Cinema" (estreia nacional), entre outros. Integra atualmente vários grupos musicais como "Ao som do sonho" e "Amar a dois".

 

É professora de Formação Musical, Canto, Piano, Iniciação à Musica e Coro desde 2018, com alunos de todas as idades. 

 

40247181_2220478454633549_52956326566402

PATRÍCIA PÁSCOA

Pianista - Professora de música

Natural do Fundão, é licenciada em Música, variante de instrumento (Piano) pela Universidade do Minho.

Começou os estudos de piano aos 6 anos de idade, na Academia de Música e da Dança do Fundão (AMDF), na classe de piano da Professora Olga Silva. Em 2013 concluiu o Curso Básico de Piano e, em 2016, terminou o Curso de Ensino Articulado, equivalente ao VIII Grau, nessa mesma escola. Em 2016, ingressou no Ensino Superior, na Universidade do Minho na classe de piano do Professor Luís Pipa.

Ao longo do seu percurso, apresentou-se em vários concertos a solo, entre os quais Fundão, Covilhã, Coimbra, Porto (Casa da Música), Belmonte, Castelo-Branco, Alcobaça e, em orquestra com a Orquestra Académica da Universidade do Minho.

Congratulou-se em vários concursos de piano, nomeadamente, em Paços de Brandão (2007), San Sebastián (Espanha) – 2º Prémio (2007), Concurso Internacional Cidade do Fundão – Menção Honrosa (2008), Menção honrosa e Melhor Intérprete de Música Portuguesa (2013), Póvoa de Varzim (2012), Concurso Nacional para Jovens Instrumentistas (Ourém e Fátima) – 3º Prémio (2009), Concurso São Teotónio - 2º Prémio (2009).

Durante o percurso escolar, fez parte da gravação de vários CD’s com a Academia de Música e Dança do Fundão e Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha.

Como meio enriquecedor do seu trabalho como instrumentista, participou em Masterclasses com professores de excelência, nomeadamente, Alexei Eremine (2013), Fausto Neves (2014) Jill Lawson (2012), Luísa Tender (2012), Álvaro Teixeira Lopes (2014, 2015), Liubov Lavneeva (2009), Massimiliano Valenti (2015), Paulo Álvares (2016), Justin Krawitz (2017) e Angelo Guido (2018).

É Professora de Música e colabora com a CEA desde 2019.