top of page
Confinamento jan2021_site.png

MÚSICA

CRIA A TUA PRÓPRIA MÚSICA

Nestas duas semanas, vamos aprender o processo de construção de uma canção - letra e música. Vamos observar como se constrói desde o primeiro passo até à gravação de instrumentos. 
Como objetivo final do workshop, cada participante vai, com a ajuda do professor, compôr uma
canção original (letra e música original). 

Vamos aprender a usar recursos de criação musical disponíveis na internet para quem não sabe ler música nem sabe tocar nenhum instrumento, para assim conseguirem em casa desenvolver a sua criatividade através da música. 

Material 

Guitarra clássica ou Piano 

Folha e lápis

Gravador de voz (telemóvel ou computador)

Computador com ligação à internet e headphones 

Pré-requisitos

Saber usar computador e internet

Duração do workshop

6 sessões de 1 hora cada

Valor do workshop 40€

 

Escolhe o teu instrumento!

Piano

Professora Federica Miranda

26, 28 e 30 de janeiro e 2, 4 e 6 de fevereiro Das 14h30 às 15h30

Guitarra Clássica

Professor Júlio Reis

26, 28 e 30 de janeiro e 2, 4 e 6 de fevereiro

Das 15h30 às 16h30

ARTES PLÁSTICAS

MINICURSO DE ARTES PLÁSTICAS

Dos 10 aos 16 anos

Neste minicurso de artes, iremos aprender a fazer um retrato ilustrado, uma pintura abstrata e uma ilustração para um conto. Trabalhando com desenho, ilustração, pintura, recorte e colagem.


No retrato ilustrado aplicamos desenho e pintura de retrato, botânica e animais (com recurso a imagens pré-selecionadas pela formadora). Aprendendo conceitos básicos de composição, pintura com aguarelas e ilustração.
Para a
pintura abstrata iremos aprender a aplicar relevo na nossa tela e técnicas de pintura com referência de artistas do expressionismo abstrato.

E por fim faremos um desenho de ilustração para dar asas à imaginação e criar uma linguagem própria. Experimentando destravar a criatividade com técnicas pictóricas manuais.

Material

Papel de aquarela ou papel cavalinho, lápis hb e 2b, borracha, caneta feltro, marcadores, lápis de cor, cola, tesoura, aguarelas, cola branca ou de água, papel fotocópia, pinceis, cartão

MINICURSO DE ARTES PLÁSTICAS

Dos 7 aos 9 anos

Neste minicurso de artes, iremos aprender a fazer uma ilustração de um conto, criação de um quadro de pintura abstrata e uma personagem fictícia. Desenvolvendo a motricidade através do manuseamento de diferentes materiais, com recurso ao desenho, pintura, recorte e colagem.


No quadro de pintura abstrata, abordaremos o trabalho de intuição, expressão da mancha e cor, a arte abstrata e a colagem. Teremos uma breve apresentação do estilo artístico Expressionismo Abstrato.

Faremos a ilustração de um conto através da interpretação visual com técnicas mistas. Apresentação da importância das cores e texturas. Aprendendo dicas para criar uma linguagem própria, experimentando a criatividade com técnicas pictóricas manuais.
E por fim no desenvolvimento da nossa personagem fictícia através do desenho criativo, exercício de estímulo à criatividade, trabalho de cor e expressão gráfica. Apresentação breve de alguns ilustradores portugueses como referência.

 

Material

Papel cavalinho, lápis de grafite, borracha, marcadores, lápis de cor, lápis de cera, cola, tesoura, aguarelas, papel fotocópia, pinceis, cartão

Com a artista plástica Filipa Oliveira

6 sessões de 1 hora cada, total 6 horas

Qua 27, sex 29 e sab 30 de janeiro
Seg 1, qua 3 e sex 5 de fevereiro

Dos 7 aos 9 anos: 14h30 - 15h30 
Dos 10 aos 16 anos: 16h00 - 17h00

Valor dos Minicursos de Artes Plásticas 30€

bottom of page